Expedição Namíbia, Botsuana e Zimbábue – Capítulo UM

Uma viagem de sonho ou um sonho de viagem?

Aqui, depois aquiUma noite aqui, duas… Eu contava os lugares até parar no primeiro: o Deserto do Namibe, imensidão desmedida até mesmo para um planisfério. Chamam-no de “lugar vasto e desolado”,  fica dentro do Parque Nacional Namib-Naukluft. Paro e me fixo por um tempo no Desert Hills Lodge, em Sesriem, primeiro de nosso extenso roteiro. Contemplo a Namíbia para além de sua Capital, mas sequer penso em seguir o itinerário até as opulentas Cataratas Vitória, quase final do roteiro. Fico por li mesmo, percebendo os tons do deserto pouco antes do anoitecer, 350 km depois de nossa chegada.

Já à noite a pureza do céu – todo tão limpo e claro – faz parecer que o Universo está mais perto de nós e que engole nossa pequenez. É diferente ali: as estrelas vêm até você. E seja quando e como for, sempre será uma bela noite, como em nenhum outro lugar na Namíbia, uma vastidão de céu invadindo olhares, corações e mentes. O silêncio também, é notável e pode ser uma das sensações mais deliciosas de sentir o contemplador. Sinto as minhas vivas, como referências que guardo de quando ali estive. Tudo é irresistível – mas o céu…ah o céu! “Ora (direis) ouvir estrelas!”. Eu creio que posso ouví-las, e sem ter perdido o senso.

Ainda não é o lugar da bicharada, mas das areias avermelhadas e das estrelas, que a vontade impetuosa de começar a viagem me faz pensar assim agora, dias antes de voar, percorrendo o mapa com os olhos, como se já estivesse conduzindo nosso 4X4, entre os outros veículos à nossa espera no hotel, no dia da chegada. É de sonhar com a viagem de sonho que nos sentimos agora, a seis dias de embarcarmos. Nos espera o anoitecer no deserto, e minha mente prega suas peças, me faz sonhar com uma viagem de sonho, a nossa grande expedição overlander a percorrer o Deserto do Namibe com o grupo (que grupo!) de brasileiros, pessoas tão interessantes quanto os destinos e suas paisagens.

            Ai, custa esperar.

Ao som da Sonata para Piano, No. 16, “Facile”, K 545, Segundo movimento, Andante

2 comentários em “Expedição Namíbia, Botsuana e Zimbábue – Capítulo UM

  1. Mais um safari incrível! As fotos do Instagram também estão sensacionais. Obrigado por compartilhar e boa viagem!

    Curtir

Deixe um comentário